Mau Hálito ou Halitose

Conheça suas causas, tratamentos e consequências

O mau hálito ou halitose não é uma doença e sim, um sinal ou sintoma de que algo no organismo

está em desequilíbrio, que deve ser identificado e tratado.

O nome Halitose, termo médico para designar o mau hálito deriva do latim Halitus que significa ar expirado.

Onde é originado e quais as causas principais

De acordo com os estudos mais recentes, as origens do mau hálito podem ser:

  • ORIGEM BUCAL (de 92,7 a 96,2 % dos casos)*
  • ORIGEM EXTRABUCAL ( de 3,8 a 7,3 % dos casos)*

Observação: como causas de origem extrabucal consideramos as originadas nas vias aéreas superiores e as de origem metabólica ou sistêmica, vindas de dentro do organismo.

*Estudos de Seemann et al., 2006; Quirynen et al., 2009; Zurcher et al., 2012.

As causas da halitose conhecidas são cerca de 90 e as causas bucais correspondem, como visto acima, a 95% dos casos, em média. Dentre as causas mais importantes e comuns originadas na cavidade bucal, temos a saburra lingual e as doenças da gengiva (gengivite e periodontite).

Nas causas do mau hálito originado nas vias aéreas superiores, os principais responsáveis são os cáseos amigdalianos, e de origem sistêmica ou metabólica, temos o jejum prolongado, a ingestão de alimentos odoríferos (capazes de alterar o hálito), o diabetes não compensado, a hipoglicemia e as alterações hepáticas, renais e intestinais como causas principais, mas que como mencionado acima, correspondem somente a uma porcentagem muito pequena dos casos (4 a 8% dos casos).

O MAU HÁLITO NÃO VEM DO ESTÔMAGO, apesar de este ser frequentemente responsabilizado pela alteração no odor do hálito, exceto em raros casos de Diverticulose esofágica  (especialmente o divertículo de Zencker - que é uma causa originada na transição entre o esôfago e a faringe) ou ainda devido a arrotos ou refluxo gastroesofágico, porém nestes casos a alteração do hálito é momentânea e passageira e seu odor não é o característico cheiro de enxofre presente na halitose crônica e sim um odor caracteristicamente ácido.

A crença de o estômago provocar o mau hálito talvez seja o maior mito na área de saúde da atualidade.

A saburra lingual, as doenças da gengiva (gengivite e periodontite) e os cáseos amigdalianos estão presentes em quase 100% dos casos de alterações do hálito de origem bucal, pois embora estes últimos sejam uma causa de halitose de origem nas vias aéreas superiores, a alteração no odor do hálito se manifesta por meio do ar expirado pela boca, pois as amígdalas se localizam à porta da cavidade bucal, na orofaringe.

As doenças da gengiva (doença periodontal), é a 2ª causa mais comum da halitose, bem como várias outras causas de alteração do hálito de origem bucal (dentes semi-inclusos, excessos de tecido gengival, feridas cirúrgicas, cáries abertas e extensas, próteses mal adaptadas, abscessos, estomatites, miíase, e câncer bucal). 

Vou detalhar a seguir um pouco mais sobre o que são a saburra lingual e os cáseos amigdalianos, 1ª e 3ª causa mais frequente do mau hálito, respectivamente:

A saburra lingual, a principal causa da halitose, é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no terço posterior (fundo) da língua, podendo se estender até o terço médio e, raramente, ao terço anterior. 

Ela se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva ou de uma descamação epitelial (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) acima dos limites normais (ou fisiológicos), ou ainda, em ambas as situações.

Os cáseos amigdalianos são como "massinhas" que se formam em pequenas cavidades existentes nas amígdalas (criptas amigdalianas). A composição do cáseos amigdalianos é similar à da saburra lingual e são formados pelo mesmo mecanismo, ou seja, descamação epitelial e/ou redução do fluxo salivar. Ele pode ser expelido durante a fala, tosse ou espirros.

Ele é uma massa viscosa e seu nome deriva do latim “caseum”, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor extremamente desagradável.

Existem várias causas para o aumento da descamação de células, principal causa indireta da halitose bucal, entre elas está o ressecamento provocado pela respiração bucal ou ronco, ingestão frequente de bebidas alcoólicas ou ainda, pelo uso de enxaguatório com álcool, cremes dentais contendo lauril sulfato de sódio, uso de aparelho ortodôntico e hábito de mordiscamento dos lábios e bochechas ou dedos, entre outras causas.

A diminuição da saliva, outra causa indireta importante do mau hálito, ocorre principalmente pelo estresse excessivo, pelo uso de medicações que diminuem a produção de saliva como efeito colateral e por doenças autoimunes. Essa diminuição da quantidade de saliva favorece a formação da saburra lingual e dos cáseos amigdalianos.

Av. Jerônimo de Albuquerque

Atendimento:
Terças-feiras 07:00 - 09:00h

(98) 3216-8100
Av. Jerônimo de Albuquerque, 540 - Bequimão, São Luís - MA, CEP: 65060-645

COMO CHEGAR

Unidade Shopping Passeio

Atendimento:
Segundas-feiras 19:00 - 21:00h e Quintas-feiras 17:00 - 19:00h

(98) 3216-8901
Av. Contorno Norte, 145 (Térreo), Shopping Passeio, Cohatrac IV, São Luis - MA, CEP: 65054-375

COMO CHEGAR

Unidade Shopping Pátio Norte

Atendimento:
Quartas-feiras 07:00 - 09:00h

(98) 4009-9400
Estr. de São José de Ribamar, MA-201, Km 05, Shopping Pátio Norte - Saramanta, São Luis - MA, CEP: 65.110-000

COMO CHEGAR

Atenção: este site foi desenvolvido para apoiar e não substituir a consulta com seu médico, é fundamental a avaliação personalizada de cada paciente. Marque sua consulta.   

Gastro São Luis

Atendimento: Segundas-feiras 8:00h - 10:00h

(98) 3246-9798
R. Farmácia, 3 - Cohafuma, São Luís - MA
CEP: 65074-210

COMO CHEGAR

UDI Hospital | Consultórios

Atendimento: Segundas-feiras 10:00h - 12:00h

(98) 3313-5250
Av. Prof. Carlos Cunha, 2000 (Medical Jaracaty) 2º Andar - Jacaraty, São Luís - MA, CEP: 65076-980

COMO CHEGAR